top of page
ensino.png

estilística e ensino

A estilística, enquanto campo de estudos da linguagem, possui uma estreita relação com o ensino e a aprendizagem de línguas, sejam elas maternas ou estrangeiras. Essa interface é particularmente relevante, pois a análise estilística pode fornecer insights valiosos para a compreensão e o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos.

 

Nesta categoria, serão aceitos trabalhos que explorem como a estilística pode contribuir para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem de línguas. 

​tópicos que podem ser abordados

  • Aplicação de conceitos e ferramentas da estilística no ensino de língua materna: como a análise estilística de textos literários e não literários pode enriquecer a compreensão leitora e a produção textual dos alunos;

  • Integração da estilística no ensino de línguas estrangeiras/adicionais: de que maneira a estilística pode auxiliar na aquisição de competências linguísticas, pragmáticas e discursivas em uma segunda língua;

  • Desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas baseados na estilística: propostas de atividades, sequências didáticas e recursos que incorporem a análise estilística no contexto de sala de aula;

  • Formação de professores com base na estilística: investigações sobre a importância da capacitação docente em estilística para uma prática pedagógica mais eficaz no ensino de línguas;

  • Estilística e multimodalidade no ensino: reflexões sobre como a análise estilística pode ser aplicada a textos multimodais, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem;

  • Estudos de caso e relatos de experiência: evidências empíricas sobre a implementação da estilística no ensino de língua materna e/ou estrangeira.

2

sugestões para o estanDE

  • Convidar os visitantes a analisar trechos de obras literárias, identificando recursos estilísticos e discutindo seus efeitos na compreensão leitora;

  • Fornecer orientações e materiais de apoio para conduzir a análise estilística, por meio de cartazes, cards ou folders;

  • Jogo interativo de reescrita estilística: apresentar aos participantes trechos de textos com diferentes níveis de formalidade. Desafiá-los a reescrever os trechos, adaptando o estilo linguístico a diferentes contextos de uso (formal, informal, acadêmico etc.);

  • Exposição de materiais didáticos com abordagem estilística: apresentar exemplos de planos de aula, sequências didáticas e atividades que integram a análise estilística no ensino de língua materna e/ou estrangeira. Relacionar com as habilidades da BNCC. Convidar os visitantes a explorar e avaliar a aplicabilidade desses materiais;

  • Promover um diálogo sobre os desafios, as estratégias e os benefícios da abordagem estilística no ensino de línguas.

3

SUGESTÕES PARA VÍDEO

  • Convidar os visitantes a analisar trechos de obras literárias, identificando recursos estilísticos e discutindo seus efeitos na compreensão leitora.

  • Fornecer orientações e materiais de apoio para conduzir a análise estilística, por meio de cartazes, cards ou folders.

  • Jogo interativo de reescrita estilística: apresentar aos participantes trechos de textos com diferentes níveis de formalidade. Desafiá-los a reescrever os trechos, adaptando o estilo linguístico a diferentes contextos de uso (formal, informal, acadêmico etc.).

  • Exposição de materiais didáticos com abordagem estilística: apresentar exemplos de planos de aula, sequências didáticas e atividades que integram a análise estilística no ensino de língua materna e/ou estrangeira. Relacionar com as habilidades da BNCC. Convidar os visitantes a explorar e avaliar a aplicabilidade desses materiais.

  • Promover um diálogo sobre os desafios, as estratégias e os benefícios da abordagem estilística no ensino de línguas.

FEIRADELINGUAGEM2.png
bottom of page